Birds of Brazil – Aves do Brasil

Em Estoque
SKU
9788592982010
R$49,90

Calcule seu frete

Birds of Brazil – Aves do Brasil is available to buy in increments of 1

Em “Birds of Brazil – Aves do Brasil”, Ricardo Martins narra de maneira poética o vôo das aves brasileiras. As fotografias do autor revelam seu olhar sensível e atento aos mais belos instantes de um pássaro.

Texto introdutório de Guto de Carvalho:

"Transitoriedade. Impossível observar uma ave sem pensar nisso. A vida é verbo, ação: a semente nasce, a árvore cresce, o peixe nada, a vaca rumina, a flor se abre e o pássaro voa. Assim nasce o encanto da observação, a ave se vai, a gente fica. A memória enfrenta a impermanência costurando uma história, sequência de narrativas, conectadas ou não, à qual atribuímos um sentido. Essa história que as aves, assim lindas e efêmeras, insistem em negar. Elas voam, simplesmente.

Gosto de apreciar livros de fotografia, pois representam experiências temporais. Virar as páginas, admirar as imagens, apreender a narrativa... Um livro é uma sequência de momentos costurados um ao outro. Por tudo isso, é um enorme prazer voltar e encontrar um livro de Ricardo Martins e as histórias que emanam de suas imagens.

Folheando as páginas, até imaginamos o momento: era um dia de sol quente, umidade baixa, céu alto, contraste de asas e silhuetas. Um bando de marrecos decola, organismo coletivo que se torna parte do céu, azul como a arara-azul-de-lear, em forma de penas. Ou seria o contrário? Sabe aquele galho lá em cima? Pois é, a ave começa onde a árvore termina. Clicada no momento exato, a fotografia não deixa dúvidas: um pedaço de galho ganhou asas e, feito ave, alçou voo. Um flash colorido contra o céu azul.

As sequências de imagens nos falam sobre cor. Sim, aquela sensação subjetiva que nem todos veem igualmente. Nas penas das aves, ela é produzida por pigmentos, cor refletida, ou então estrutural: a difração dos raios luminosos na estrutura cristalina revela microarco-íris. Plumagem multicolorida, uma espécie de magia com função reprodutiva. A beleza como parte da evolução e Ricardo, com sensibilidade e precisão, registra justamente aqueles raios luminosos que recriam a cor em meio à vegetação."


Mais Informações
ISBN 9788592982010
Autores Ricardo Martins
Tradutor Nenhum
Idioma Português, Inglês, Espanhol
Editora Editora Brasileira
Altura (cm) 21 cm
Largura 21 cm
Comprimento (cm) 1 cm
Peso 0,440 kg
Páginas 94
Edição 1
Encadernação Capa dura
Ano 2017
Write Your Own Review
Avaliar:Birds of Brazil – Aves do Brasil
Sua Avaliação