O período de final de ano chegou e nas confraternizações do trabalho, ou mesmo entre familiares, a brincadeira do amigo secreto é a preferida.

Mas, a grande incógnita que sempre permeia a hora da escolha do presente é: o que dar para não errar ou cometer gafes?


Pensando nisso, elencamos quatro motivos que comprovam um livro como ótima opção, tanto para dar, como para ganhar.


1 - Livros são companheiros atemporais


Livros são atemporais. Podem dar um significado diferente em cada fase da vida, quando relido.


Eles também trazem conhecimento, informação e são ótimos companheiros, onde você estiver.


2 – Existe sempre um livro que combina com você


Outra vantagem de ofertar seu amigo secreto com um livro é que, emprenhando- se um pouco, você notará um estilo ou gênero que combine com os gostos dessa pessoa. As redes sociais ajudam muito nessa investigação. Hoje em dia há esse recurso, use-o a seu favor!

As literaturas nacional e mundial têm uma infinidade de obras excelentes que irão agradar seu amigo secreto, certamente.

3 – Ler promove saúde cerebral


É comprovado cientificamente que ler colabora com a saúde e a atividade cerebral.

“Ao ler, as ondas cerebrais tornam-se mais lentas, o que ajuda a relaxar e estimula a memória”, explica o clínico geral Alez Botsaris.

Logo, ler fará bem para seu amigo secreto, literalmente.

4 – Livro também é um ótimo item de decoração

Além de sua função principal, o livro funciona muito bem como item de decoração, passando um ar de elegância, conforto e beleza ao recinto.

Podem ser dispostos em cima de mesas de centro, estantes suspensas ou onde a criatividade, estilo e personalidade preferirem.

Por fim, presentear alguém com um livro é proporcionar que esse indivíduo adentre em diversos universos, assuntos, países, comportamentos, experiências grandiosas e tudo sem sair do lugar. Dos mais diversos estilos, da literatura infantil aos romances, gastronomia, vinhos, cervejas, arquitetura, educação, arte, moda... As possibilidades são inúmeras!